domingo, 10 de abril de 2016

Canapum e suas propriedades medicinais

 
Physalis angulata L. é uma planta pertencente à família Solanaceae bastante utilizada na medicina popular, principalmente na América do Sul, em países como Peru, Colômbia, Suriname e Brasil (SILVA et al., 2005). É uma planta rica em ácidos orgânicos (cítrico e málico) caroteno, alcalóides, saponinas, fisalinas, fósforo, ferro e alto teor de vitamina A e C (LOPES et al., 2006).
Essa espécie tem ocupado destaque fitofarmacológico nos últimos anos, em virtude da presença de metabólitos poli-oxigenados e vitaesteróides (Tomassini et al., 2000).  Physalis angulata  L. é uma espécie que apresenta grande relevância em virtude do elevado potencial da espécie para produção de fitofármacos, já que pesquisas comprovam a eficiência de compostos secundários produzidos por essa espécie, a exemplo das fisalinas, que possuem importantes valores fitoterápicos, podendo ser utilizados em tratamento de carcinomas e doenças renais.
 
Seu lado medicinal não deixa a desejar: é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado. A planta tem sido estudada também por fornecer um poderoso instrumento para controlar o sistema de defesa do organismo, diminuindo a rejeição em transplantes e atacando alergias. 
Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da Bahia identificaram substâncias com esse potencial na Physalis angulata e já solicitaram patente sobre o uso delas. Testadas por enquanto em camundongos, espera-se que as fisalinas (chamadas de B, F e G) tenham um efeito tão bom quanto o das substâncias usadas hoje para controlar o sistema imune, mas com menos efeitos colaterais, quando forem usadas em pacientes humanos.
Fonte: Belezadacaatinga
Edição: SIMBIOSE

33 comentários:

  1. pra ver como são as coisas, comi tanto esse fruto quando criança tinha em toda parte, agora descubro que serve para vários males

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe comeu muito quando criança em Ipiaçu MG
    hoje sou uma mulher muito saudável

    ResponderExcluir
  3. Fruta silvestre, tive o privilégio de encontrá-la no quintal de casa e comi muito na minha infância.

    ResponderExcluir
  4. Como mt qdo criança,a caminho da roça px ao rio Parnaíba MA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comi muito quando erra criança nis nai fucava doente pq comua e nem sabia pr que servia hoje tenho um pe no meu jardim

      Excluir
  5. No supermercado em São Paulo custa $60,00 O kg.

    ResponderExcluir
  6. Pois é quando criança comia bastante sem saber que trazia tantos benefícios para saúde

    ResponderExcluir
  7. Na época da chuva o quintal ficava cheio ,é comi bastante quando criança.

    ResponderExcluir
  8. Também como muito quando ele ficava maduro era muito gostoso, não sabia que era tão importante pra saúde, eu gostaria que alguém me falasse como se usa folhas e raizes

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz uma garrafa da raiz dele para a minha mãe que sofreu um derrame e ela tinha perdido os movimento de um lado e ñ conhecia ninguém e amemoria dela voltou e os movimento também ela está com água no cérebro e o médico falou que ela e um milagre poi ela tem 76 anos está bem agora graças à Deus e eu continu dando de ves enquanto e tomo também

    ResponderExcluir
  10. Tenho vários pés no meu quintal😍 como quase todo dia vários

    ResponderExcluir
  11. Mana se isso é verdade Glória a Deus pois do nada apareceu um pé no meu quintal e está carregado de frutos já fiz 3 colheitas e estão uma delícia amo canapun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom morar numa cidade com plantas e descobri levei pra casa plantei é como muitas frutinha Agora nasceu um é estar glcarregado da frutinha como todos os dia, uma delucia

      Excluir
  12. Comi muito esse canapum, gostoso, quando estava bem amarelinho kkk

    ResponderExcluir
  13. Eu mim estudava quando pequeno hoje com 44 anos tenho saúde de adolescente e vou voltar a comer

    ResponderExcluir
  14. Com um muito quando pequeno hoje tenho saúde de ferro

    ResponderExcluir
  15. Comi muito e muita dor de barriga também kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Quando criança na cidade em que me criei Capitão-Poço/Pará, hoje encontrei um pé no quintal do vizinho, vou fazer chá pra combater a minha diabéte, além de que, vou cultivar em meu quintal!!!

    ResponderExcluir
  17. Graças a Deus aqui no Rio grande do Norte tem em todo lugar! e completamente de graça porque eles nascem em qualquer lugar, agora estou tentando cultivar em casa.

    ResponderExcluir
  18. Comi muito quando criança e agora estou descobrindo no meu quintal, só que aqui eles não crescem muito, mas são docinhos quando maduro.

    ResponderExcluir
  19. Também quando criança comia muito. Acredito que por isso que tenho uma ótima saúde.

    ResponderExcluir
  20. Quero saber como fazer das folhas.
    Eu tenho diabete quero que alguem mim ensina por favor

    ResponderExcluir
  21. Eu também comi muito quando era criança e até hoje quando acho um pé de canapum carregados de frutas ainda como, muito bom.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, professor!
    Nasci na roça, no interior do Maranhão. Comi demais essa frutinha. Recentemente, consegui alguns frutos, semeei as sementinhas e agora estou com um mundaréu de canupuns jovens para cuidar. Não sei se irão produzir bem na aridez do Cerrado.

    ResponderExcluir
  23. A minha maior preocupação é quê existe plantinhas que são muito parecidas umas com as outras.

    ResponderExcluir